Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Acre existe!

Bom, já que é pra falar de viagem vou começar pelo Acre. Sim, o Acre! Eu, como uma brasileira nata, não podia deixar de conhecer a "bundinha" do Brasil (rs). Nunca fale mal de um lugar antes de conhecê-lo de fato...


Rio Branco é a capital do Acre e é a cidade brasileira que fica mais perto do Oceano Pacífico. A cidade é banhada pelo Rio Acre. Há uma ponte muito famosa que atravessa o rio. É a passarela Joaquim Macedo, que foi a grande responsável pela revitalização de toda a margem oposta do Rio Acre, fazendo com que Rio Branco se tornasse uma cidade reconstruída por igual.
                               Rio Acre

Pontos turísticos de Rio Branco:

- Palácio Rio Branco: é um dos mais famosos palácios de Rio Branco, sede do governo do estado.

- Gameleira: árvore histórica. Fica na "curva" do rio Acre, onde a cidade nasceu.


- Praça Plácido de Castro: conhecida também por Praça da Revolução, localiza-se no centro da cidade, em frente ao quartel da Polícia Militar do Estado do Acre. Passou por uma reconstrução recente, sendo a mais arborizada da cidade. Foi nessa praça onde provei o tal do tacacá, que vou falar daqui a pouco.
















- Passarela Joaquim Macedo: passarela de pedestres que liga os dois lados da cidade. Passando sobre o rio Acre, foi construída com a tecnologia de suspensão por cabos. Tem iluminação diferenciada, contrastando com as águas do rio Acre.

Passarela Joaquim Macedo à noite

- Museu da Borracha


- Mercado Velho: localizado à margem esquerda do rio Acre, foi construído na década de 1920. É um ótimo lugar para quem quer comer alguma coisa, bater um papo ou tomar um chopp no final da tarde. Lá também existem várias lojinhas de artesanato. Aí vai uma dica: no calor escaldante do Acre nada melhor do que um picolé. No mercado velho, numa pequena sorveteria, você pode se deliciar com um picolé de leite Ninho. É muito bom!!!


- Parque da Maternidade: inaugurado em 2002, é a obra de maior expressão na cidade. Com uma extensão de 6000m, corta grande parte da cidade. Possui quadras de esportes, quiosques, restaurantes, ciclovia e pistas de skate. E pra quem gosta de balada: é no Parque da Maternidade onde está localizada a Diesel Pub, uma boate bem legal e onde só tem gente bonita. Se for em Rio Branco, não deixe de conhecer!


O clima é quente e muito úmido, com temperatura entre 25ºC e 40ºC nos dias mais quentes do ano, mas a sensação térmica em Rio Branco sempre está acima da temperatura real. Um calor danado!

Eu adoro comer nas minhas viagens, acho uma ótima forma de conhecer o lugar que estou visitando.
O tacacá é uma iguaria da região norte. É preparado com caldo de tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias. Eu odiei, a língua fica dormente! (rs) E o mais bizarro: os acrianos (é acriano com "i") tomam isso a qualquer hora do dia, mesmo debaixo de um sol de 40ºC. É comum consumir o tacacá em via pública, nas tradicionais tacacazeiras.


Outra dica: não esqueça de ir no mercado do bosque, um ótimo lugar para tomar café da manhã. Lá tem tapioca, bolinhos de aipim e até baixaria! rs... No Acre, "baixaria" tem um significado a mais do que nos outros estados do Brasil: a palavra denomina um prato que leva pão de milho, cheiro verde, carne moída e ovo frito. É bom demais!

Isso é baixaria!!!


Gostou? Deixe seu comentário!

Até o próximo post.
Bjs

3 comentários:

  1. Me deu até curiosidade de conhecer o Acre... rs

    ResponderExcluir
  2. Parabens pelo post! Sou acreano. :D

    ResponderExcluir
  3. Bom, parabéns acima de tudo, poque na grande maioria as pessoas jugam o nosso estado antes de conhece-lo.
    só falto falar um pouco da história do estado, mais você deixou uma imagem bem legal para quem não conhece o estado.

    ResponderExcluir