Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Pedra da Gávea - RJ

Se você tem espírito aventureiro e gosta de estar em contato com a natureza aí vai uma boa dica: a trilha da Pedra da Gávea. O turismo ecológico torna-se uma nova opção para quem gosta de curtir regiões exóticas, conhecer aquilo que não é visto todos os dias.

A Pedra da Gávea é uma das montanhas mais altas do mundo que terminam diretamente no mar, com 842 metros de altitude e ainda cercada de história e lendas de reis e príncipes fenícios e até de um suposto tesouro que foi enterrado em alguma das grutas em seu interior.

A cabeça do Imperador

A vista da Pedra da Gávea é simplesmente maravilhosa. A trilha é bem cansativa, são cerca de 3 horas de subida e exige que os participantes tenham um preparo físico razoável. A subida mescla partes fáceis e difíceis. As difíceis obriga você a se segurar nas raízes das árvores e nas pedras.

Durante todo o percurso, existem marcações com setas amarelas pintadas nas árvores e rochas indicando o caminho correto da trilha.



Depois de mais ou menos 2 horas e meia de subida chega-se a parte mais difícil do trajeto, a carrasqueira.
É a parte mais inclinada do trajeto, tem que usar as mãos e os pés para subir.
É gente subindo e descendo ao mesmo tempo, maior adrenalina... Da para ver a Barra da Tijuca toda, é muito bonito. Tem que ter espírito de aventureiro!






                                                                                                              A carrasqueira (acima)

Depois de quase uma hora de carrasqueira você sobe aproximadamente mais uns 15 minutos até o topo. Mas a recompensa é grande: uma bela vista da cidade do Rio de Janeiro aos seus pés.





Vista da cidade do
Rio de Janeiro










 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Dica do que levar: guarrafa com água, lanche (frutas, barra de ceral, biscoito), protetor solar, repelente, estar calçado com tênis ou bota confortável e com solado aderente. Vista roupas leves e evite levar muito peso.
 
Fotos durante o percurso:
 



No topo

E aí gostou??? A trilha é um pouco puxada mas a recompensa da vista lá de cima é imensa. Vale a pena!
Deixe seu comentário.

Beijo e até o próximo post.



quarta-feira, 13 de abril de 2011

Salvador - BA

Sorria, você está na Bahia!


Salvador é um dos lugares e destinos mais frequentado pelos turistas. A terra do pelourinho, Gal e Gil, da culinária apimentada, do acarajé e do melhor carnaval do mundo. A cidade foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, devido a sua riqueza de tradições. Salvador é uma cidade bonita. Se precisar pegar ônibus é barato e seguro. Fique esperto pois existem muitos pedintes no centro histórico.
Fiquei hospedada no Porto Hostel, um albergue bem legal e aconchegante que fica bem pertinho do Farol e do shopping Barra. Eu recomendo... tudo de bom!

Albergue do Porto (ao fundo)

Salvador tem uma barraquinha de acarajé em cada esquina mas para experimentar os quitutes preparados pelas baianas mais famosas da cidade vá até o bairro do Rio Vermelho.

Elevador Lacerda

Entre os lugares que estive em Salvador, o elevador Lacerda foi o que mais me chamou a atenção pela vista panorâmica. Cara de cartão-postal!



Na parte de cima do elevador é impossível passar despercebido por algum vendedor de muamba que diz sempre que vai te dar a fitinha. Basta ser firme na resposta sem perder a educação: não, muito obrigado. Nada, nada na vida é de graça, aprenda! Ainda mais em Salvador...




Pelourinho

Ir ao Pelourinho é quase uma obrigação. Nenhum outro lugar reflete tão bem a alma da Bahia quanto o Pelourinho. Coração da cidade, visitar o bairro é a forma mais rápida e legal de tentar entender melhor Salvador. É um vai e vem de gente de Salvador, do Brasil e do mundo. Pra quem gosta de subir ladeira e ver artesanato, lá é perfeito. Não é tão perigoso como dizem. Eu adorei!








              O clássico Pelourinho


































Mercado Modelo

É hora de fazer umas compras no Mercado Modelo... Maneira de se chegar lá do Pelourinho, é pegando o elevador Lacerda. A vista da cidade alta para a cidade baixa é uma das mais bonitas de Salvador. O Mercado Modelo é o lugar para comprar todas aquelas lembrancinhas e comidas de viagem que todo mundo espera de Salvador: fitinhas do Senhor do Bonfim, rendas, cocada e etc (só não vai sair de lá com um berimbau, por favor... rs). Além da feira de artesanato, tem como atrativo as rodas de capoeira que movimentam a parte de trás da construção.


Vista da cidade alta para cidade baixa

Farol da Barra

Cartão postal da cidade e point preferido dos casais. Lá no final da tarde, há vários barzinhos legais e charmosos, com vista para o mar.




Itapuã

Jamais deixe de passar uma tarde em Itapuã... É uma das preferidas pelos moradores da capital baiana.

                         Praia de Itapuã



E aí, gostou???

Até o próximo post!
Bjs






terça-feira, 5 de abril de 2011

Beach Park - CE

Vale a pena, para quem for até Fortaleza (CE), dar uma esticadinha e conhecer o Beach Park, o maior parque aquático da América Latina. Fica localizado na praia de Porto das Dunas, a 16km de Fortaleza.

O Beach Park é muito bom. É caro mas vale a pena, tanto pelos toboáguas radicais, quanto pela cenografia do local. Tudo muito bonito. Até as atrações infantis são bem legais. O balde que se enche de água e vira de surpresa entornando água em quem está embaixo é muito maneiro. Atrai crianças e um monte de marmanjos, como eu (rs).






Pra se agitar mesmo você tem que ir no Insano (maior toboágua do mundo), no Sarcófago, no Kalafrio ou nas Enfinges...

Insano



... e para relaxar vá na Correnteza Encantada, um rio artificial que permite um agradável passeio de bóia. É ótimo!















No final da tarde, quem estiver enjoado do parque (o que é difícil), pode curtir a praia onde está localizado o complexo. É muito bonita!

Praia de Porto das Dunas

Mais fotos:










































Até a próxima!
Bjs.

Porto de Galinhas - PE

Bom, Porto de Galinhas fica a 60km de Recife e pode ser visitada em apenas um dia e este é exatamente o problema: ou as pessoas vão para ficarem uma semana ou apenas passarem por Porto em um passeio de um dia. Ou você ama ou odeia Porto de Galinhas!


É um dos maiores pólos turísticos do litoral sul de Pernambuco e fica situada no município de Ipojuca. Lá existem muitas opções de passeios e se você souber planejar e aproveitar bem o que a região tem de melhor, voltará amando Porto de Galinhas! Agora, se você optar em ficar numa pousadinha na vila de Porto e não sair do centrinho, bem... eu não me responsabilizo!


O nome "Porto de Galinhas"

Esse nome vem do tempo dos escravos. Porto de Galinhas era chamada Porto Rico, devido à extração de Pau Brasil. Os escravos contrabandeados vinham escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola dos navios. A chegada dos escravos na beira mar era anunciada pela senha "Tem galinha nova no porto!". Por causa disso, Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas. Se é verdade eu não sei.


Quem for a Porto não pode deixar de fazer o típico passeio de jangada. Custa em torno de 8 a 10 reais e é bem legal. Os jangadeiros levam os turistas até as piscinas naturais formadas por recifes. Lá você pode alimentar os peixinhos dando ração para eles, enquanto eles te cercam por todos os lados. É super divertido!



Outro passeio bem legal é o passeio de buggy até o Pontal do Maracaípe, onde você pode ver de perto os cavalos-marinhos e andar de balsa por entre os manguezais.


No final da tarde, uma caminhada pela rua principal de Porto de Galinhas, a Vila dos Pescadores, é uma boa oportunidade para conhecer os alimentos típicos da região e fazer compras, existem dezenas de lojinhas de artesanato. É quase impossível resistir às galinhas decorativas, de todos os modelos que você imagina!


Piscina natural formando o mapa do Brasil

Meus vídeos em Porto:




Eu adorei Porto de Galinhas! Indico essa viagem pra qualquer pessoa.
Deixe seu cometário!

Bjs...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Acre existe!

Bom, já que é pra falar de viagem vou começar pelo Acre. Sim, o Acre! Eu, como uma brasileira nata, não podia deixar de conhecer a "bundinha" do Brasil (rs). Nunca fale mal de um lugar antes de conhecê-lo de fato...


Rio Branco é a capital do Acre e é a cidade brasileira que fica mais perto do Oceano Pacífico. A cidade é banhada pelo Rio Acre. Há uma ponte muito famosa que atravessa o rio. É a passarela Joaquim Macedo, que foi a grande responsável pela revitalização de toda a margem oposta do Rio Acre, fazendo com que Rio Branco se tornasse uma cidade reconstruída por igual.
                               Rio Acre

Pontos turísticos de Rio Branco:

- Palácio Rio Branco: é um dos mais famosos palácios de Rio Branco, sede do governo do estado.

- Gameleira: árvore histórica. Fica na "curva" do rio Acre, onde a cidade nasceu.


- Praça Plácido de Castro: conhecida também por Praça da Revolução, localiza-se no centro da cidade, em frente ao quartel da Polícia Militar do Estado do Acre. Passou por uma reconstrução recente, sendo a mais arborizada da cidade. Foi nessa praça onde provei o tal do tacacá, que vou falar daqui a pouco.
















- Passarela Joaquim Macedo: passarela de pedestres que liga os dois lados da cidade. Passando sobre o rio Acre, foi construída com a tecnologia de suspensão por cabos. Tem iluminação diferenciada, contrastando com as águas do rio Acre.

Passarela Joaquim Macedo à noite

- Museu da Borracha


- Mercado Velho: localizado à margem esquerda do rio Acre, foi construído na década de 1920. É um ótimo lugar para quem quer comer alguma coisa, bater um papo ou tomar um chopp no final da tarde. Lá também existem várias lojinhas de artesanato. Aí vai uma dica: no calor escaldante do Acre nada melhor do que um picolé. No mercado velho, numa pequena sorveteria, você pode se deliciar com um picolé de leite Ninho. É muito bom!!!


- Parque da Maternidade: inaugurado em 2002, é a obra de maior expressão na cidade. Com uma extensão de 6000m, corta grande parte da cidade. Possui quadras de esportes, quiosques, restaurantes, ciclovia e pistas de skate. E pra quem gosta de balada: é no Parque da Maternidade onde está localizada a Diesel Pub, uma boate bem legal e onde só tem gente bonita. Se for em Rio Branco, não deixe de conhecer!


O clima é quente e muito úmido, com temperatura entre 25ºC e 40ºC nos dias mais quentes do ano, mas a sensação térmica em Rio Branco sempre está acima da temperatura real. Um calor danado!

Eu adoro comer nas minhas viagens, acho uma ótima forma de conhecer o lugar que estou visitando.
O tacacá é uma iguaria da região norte. É preparado com caldo de tucupi, sobre o qual se coloca goma, camarão e jambu. Serve-se muito quente, temperado com sal e pimenta, em cuias. Eu odiei, a língua fica dormente! (rs) E o mais bizarro: os acrianos (é acriano com "i") tomam isso a qualquer hora do dia, mesmo debaixo de um sol de 40ºC. É comum consumir o tacacá em via pública, nas tradicionais tacacazeiras.


Outra dica: não esqueça de ir no mercado do bosque, um ótimo lugar para tomar café da manhã. Lá tem tapioca, bolinhos de aipim e até baixaria! rs... No Acre, "baixaria" tem um significado a mais do que nos outros estados do Brasil: a palavra denomina um prato que leva pão de milho, cheiro verde, carne moída e ovo frito. É bom demais!

Isso é baixaria!!!


Gostou? Deixe seu comentário!

Até o próximo post.
Bjs