Gramado é uma das cidades mais belas do Rio Grande do Sul. É simplesmente incrível! Não se assuste se achar que está em outro país. Ruas limpas, pessoas bonitas e o povo da cidade é uma simpatia. Acredite, não há semáforos pela cidade. Você pisa na faixa de pedestres e os carros param!
Gramado é uma cidade marcada por muitas belezas. É o maior pólo turístico do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do Brasil. Em agosto, a cidade é sede de um dos mais tradicionais festivais de cinema da América Latina: o Festival Brasileiro e Latino de Cinema.
Kikito é o símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado. Era o símbolo da cidade, e mais tarde tornou-se o troféu do festival.
Kikito
Ao combinar boas compras com gastronomia de primeira, Gramado mostra que não é destino de uma estação somente. É fato que durante o inverno a cidade fica ainda mais aconchegante com direito a jantares à beira da lareira para espantar o frio. Entretanto, nas outras épocas do ano, há festas e eventos, além dos muitos restaurantes, do comércio da Avenida Borges de Medeiros sempre cheio de novidades e dos irresistíveis chocolates.
Não deixe de saborear o tradicional Café Colonial nos estabelecimentos espalhados pela cidade - são mais de 50 itens entre receitas doces e salgadas.
Café Colonial
Dica: Café Colonial Bella Vista é tudo de bom! Excelente atendimento e uma comida deliciosa num ambiente bonito e gradável. Vale a pena ir!
Guarde ainda um espaço para os fondues... Para contornar a baixa sensação térmica mesmo fora do inverno, a dica é encontrar uma boa sequência de fondue.
Gramado não é tão grande e muito bem sinalizada. Você vai a qualquer lugar sem problemas.
Lugares turísticos que você não pode deixar de conhecer:
Gramado não é tão grande e muito bem sinalizada. Você vai a qualquer lugar sem problemas.
Lugares turísticos que você não pode deixar de conhecer:
A Aldeia do Papai Noel, nos jardins do Parque knorr, um bosque repleto de trilhas, abrigam a casa do Papai Noel e sua fábrica de brinquedos, lojinhas que vendem de tudo com a marca do bom velhinho, além de um mirante com vista panorâmica do Vale do Quilombo.
Vale do Quilombo
O Lago Negro, de águas verde-escuras, e cercado por pinheiros (árvores da Floresta Negra da Alemanha), convida à corrida, caminhada ou pedalada.
Patos, gansos, pedalinhos e árvores lindíssimas, além do lago, é claro, compõem um cenário perfeito. Paisagem maravilhosa!
O Mini Mundo é lindo! Atração tanto para adulto como para criança. É um famoso parque temático onde existem cidades em miniatura cerca de 24 vezes menor que o tamanho real. Lá os visitantes encontram importantes obras da humanidade, dentre elas castelos europeus, prefeituras, estações ferroviárias, igrejas, aeroporto e metrô. Faz qualquer visitante se sentir um perfeito gigante!
Réplica de um castelo europeu
O parque Mundo Encantado retrata, também em miniatura, a cultura, os costumes e as tradições trazidas pelos colonizadores italianos e alemães. Todas as peças são feitas em madeira, em uma proporção 15 vezes menor que o original. O mais interessante é a réplica da cidade de Jerusalém que conta toda história de Jesus, desde o nascimento até sua Ressurreição.
Réplica de Jerusalém
Com um ar bem cosmopolita, a Rua Coberta é um dos pontos mais charmosos de Gramado. A Rua Madre Verônica, este é seu nome original, liga a Av. Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. O lugar está sempre movimentado com turistas e muita gente bonita circulando. Tem lojas de chocolates, couro, malhas, livraria e vários cafés, bares e restaurantes.
Rua Coberta
Gramado é uma cidade doce como o chocolate que lá é fabricado! Para os chocólatras de plantão (como eu) é a cidade mais indicada para se visitar e saborear o melhor chocolate do sul do Brasil. Há várias lojas de chocolate como a Frorybal, Prawer e Caracol. Não saia de lá sem trazer para casa os deliciosos doces e chocolates caseiros.
Outono em Gramado
O outono em Gramado cria cenários interessantes para os amantes da fotografia e aqueles que adoram caminhar e admirar o espetáculo da natureza.
Nesta época do ano, as folhas das árvores mudam de cor, variando entre tons avermelhados e amarelados. Única cidade brasileira onde é verificado o fenômeno de mudança de cores das folhas.
E pra quem gosta da night, aí vai uma dica: um dos points mais tradicionais é o Bill Bar, com duas pistas de dança, mesa de sinuca e pista de boliche. Já o botequim Sant'Ana tem o charme dos pubs e a animação das boates. Os dois localizam-se bem próximo do Gramado Hostel, que por sinal, é maravilhoso! Tem um café da manhã delicioso e ainda tem sala de estar com lareira. Fica apenas a 1km do centro de Gramado. Eu recomendo!
Gramado Hostel
Canela - RS
Cidade próxima e bacana para visitar é Canela. É colada a Gramado, a 7km, porém, devido os inúmeros restaurantes e hotéis nesse trajeto, parece ser um só lugar. Você não percebe que saiu da cidade.
Roteiros e atrativos em Canela
O Mundo a vapor, localizado em Canela, é um parque temático que reconstitui a época em que o desenvolvimento de quase tudo era a energia proveniente do vapor. Lá você encontra inúmeras miniaturas de máquinas a vapor e suas aplicações desde a Revolução Industrial.
Logo na entrada você irá se deparar com a reconstituição de um acidente ferroviário ocorrido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada cruzou a estação de Montparnasse e despencou abaixo numa altura de 12m, ficando no local pendurada.
Os turistas podem fotografar e filmar tudo que quiserem. Há também uma loja de souvenirs, afinal todo mundo adora comprar uma lembrancinha dos locais que conheceram. O Mundo a vapor é uma viagem pelo tempo!
A Catedral de Pedra como é conhecida pelo seu estilo gótico, a Igreja Matriz da cidade, está situada bem no centro de Canela, na Praça da Matriz e atualmente é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio Grande do Sul. A catedral é linda por dentro e por fora, em todos os ângulos. Na parte externa, há um imenso jardim, sempre florido. Vale a pena tirar muitas fotos ali.
Quem gosta de aventura não pode deixar de ir no Alpen Park, um vale com uma vista linda à cinco minutos do centro de Canela, num local com 60.000m² de natureza. O legal é que você não precisa pagar ingresso para o parque, só compra entrada para as atrações que tiver interesse. São algumas delas:
Trenó: a principal atração do parque. Uma espécia de montanha russa, com quase 700 m de descida e 300m de subida. Cheio de curvas e declives, os trilhos entram na mata e a cada curva você pensa que vai morrerrrr. Mas é muito bom! Dá vontade de descer de novo, e de novo, e de novo...; Arvorismo; Tirolesa; Cinema 4D: único cinema 4D do Brasil. Muuuuuuito legal, só cuidem as chapinhas, porque rola até uma aguinha e jorradas de vento…; Passeio de quadriciclo, rapel e etc.
Parque do Caracol: o parque abriga o maior atrativo de Canela, a bonita cascata do Caracol, com 130 metros de queda. Para apreciá-la de diferentes formas, vá ao mirante, passeie no elevador panorâmico e encare a escadaria de 927 degraus que leva à base da cachoeira. O espaço oferece ainda trilhas para caminhada em meio à mata nativa e passeio de trenzinho.
A noite de Canela acontece em... Gramado!
De uma lado Canela, uma cidade lindíssima, encantadora e singela. Do outro lado Gramado, com seu brilho, plumas, paetês e glamour.
Gramado é maravilhoso! A cidade é exageradamente LINDA e quem ainda não conhece precisa conhecer...
Então é isso pessoal... Espero que tenham gostado!
Deixe seu comentário e até o próximo post.
Bjsssss...
Muito interessante seu blog. Vc está de parabéns menina!
ResponderExcluirAss: Rafael / Natal-RN