Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Oktoberfest (Blumenau - SC)

A Oktoberfest de Blumenau atualmente é considerada a maior festa Alemã das Américas. Inspirada na Oktoberfest de Munique, a versão blumenauense nasceu da vontade do povo em expressar seu amor pela vida e pelas tradições germânicas.

Rua XV de Novembro

A Oktoberfest é um festival de cerveja que é celebrado originalmente no sul da Alemanha na cidade de Munique. A história da Oktoberfest inicia-se no meio de setembro e depois de duas semandas tem o seu fim, mais precisamente no primeiro domingo de outubro, por isso o nome Oktoberfest já que Oktober é outubro em alemão e fest é festival.
Oktoberfest é uma festa alemã, com ambientes extremamente familiares e divertidos. É repleta de música típica e pessoas vestidas à carater (de crianças à senhores). Tem comida barata, boa, e diferente. Tem todos os tipos de chopp que você possa imaginar no mundo.

       História da Oktoberfest

A história da Oktoberfest começa em 1810 na cidade de Munique na Alemanha, no começo não tinha nada a ver com enormes canecos de cerveja e multidões de turistas, naquela ocasião foi uma corrida de cavalos, onde todos os moradores da cidade estavam convidados. O local era um parque bem distante do centro, e ainda hoje a Oktoberfest é realizada no mesmo local.
O ponto alto da festa era a corrida de cavalos no encerramento da festa, onde havia a presença da família real da Baviera. O sucesso foi tão grande que foi marcada em outubro do ano seguinte outra edição, surgindo assim a tradição da Oktoberfest.
Devido a emigração dos alemães, a Oktoberfest espalhou-se por muitos países como o Brasil, Estados Unidos, Itália, Argentina, entre outros.
A Oktoberfest chegou com os alemães no Brasil, no início do século XX, porém foi só na década de 80 que a Oktoberfest se transformou em uma grande festa popular, quando foi criado a Oktoberfest em Blumenau em Santa Catarina no ano de 1984, e na cidade de Santa Cruz do Sul em 1985 e Igrejinha em 1988 ambas no Rio Grande do Sul.

O QUE ROLA NA FESTA 

Engana-se quem pensa que na maior festa da cerveja do Brasil, só tem cerveja! A festa é também muito folclore e tradição. Rola muita coisa legal durante os dias de festa e, para o público de todas as idades e gostos.                                                                      
Durante o dia, o espetáculo fica por conta dos desfiles alegóricos que acontecem no centro da cidade. O famoso Bierwagem (carro da cerveja) distribui chope gratuitamente pelas principais ruas de Blumenau. Inúmeras bandinhas típicas se apresentam, esquentando as tardes no calçadão da Rua XV de novembro. Há também a apresentação de grupos folclóricos além de representantes dos clubes de caça e tiro germânicos da cidade.


Já à noite, nos pavilhões... a festa é outra. Muita música, pratos típicos, lojas de souvenirs, concurso de tomadores de chope, presença da rainha e princesas da Oktober e a apresentação de bandas alemãs.

Curiosidade:

Cerveja x chope - A fórmula dos dois é praticamente a mesma. A cerveja, porém, recebe uma dose de conservantes que o chope não recebe. Por isso, a “vida útil” da cerveja gira em torno de seis meses, desde que em condições adequadas de armazenamento. Já o chope deve ser consumido em até 15 dias.
O teor alcoólico da cerveja e do chope é também parecido: algo em torno de 4,5 e 5 graus. A quantidade de calorias também é a mesma. Um copo de 300 ml de chope tem entre 100 e 120 calorias. Já a cerveja tem 42 calorias por 100 ml, ou seja, uma lata possui cerca de 130 calorias.


Esqueça tudo que acha que pode saber sobre a Oktober. Não tem absolutamente NADA a ver com gente bêbada. (Claro que era essa a impressão que eu tinha, por ser uma festa destinada à chopp, cerveja e afins).
É claro que sempre vai ter um ou outro idiota que passa mal e estraga a festa dos infelizes amigos que foram com ele, mas isso faz parte, em qualquer festa, em qalquer lugar do mundo.

Bebi o suficiente, eu diria. Nem tão pouco que ficásse sóbria demais para não curtir o ambiente descontraído, nem tanto que perdesse a diversão da festa. Foi divertido. ABSOLUTAMENTE divertido!

Até mais!
Bjs...

Deixe seu comentário.


domingo, 8 de maio de 2011

Foz do Iguaçu - PR

Um dos mais belos destinos turísticos e também um dos mais cobiçados, Foz do Iguaçu é praticamente uma Torre de Babel. Além dos brasileiros, argentinos e paraguaios que dividem a região da Tríplice Aliança, a cidade é visitada por gente dos mais diversos cantos do planeta.
Todos ficam boquiabertos com tamanha força da natureza. Uma força que brota da terra e forma um dos mais belos espetáculos: as Cataratas do Iguaçu, localizadas no Parque Nacional do Iguaçu.

Cataratas do Iguaçu


Principal cartão-postal de Foz, as 275 quedas do Rio Iguaçu são consideradas uma das maiores belezas naturais do planeta. Para apreciar as paisagens que se espalham por uma área de 186 mil hectares há mirantes e passarelas panorâmicas.






Além das cataratas, o parque abriga ainda diversas espécies de plantas e aves.








PARQUE DAS AVES, é lindo!

Localizado a 500 metros do Parque Nacional do Iguaçu, o Parque das Aves tem cerca de 900 animais. Vôos rasantes de pássaros sobre as pessoas são comuns. Lá tive a possibilidade de entrar em alguns viveiros e observar as aves bem de perto. Habitats naturais, como os do Pantanal e da Floresta Amazônica, foram recriados e abrigam papagaios, araras, emas, tucanos e garças, além de jacarés, serpentes e tartarugas.

Entrada do Parque das Aves


Arara

O Parque fica em frente ao Parque das Cataratas, então vale muito a pena fazer esses dois passeios no mesmo dia.


USINA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU - ITAIPU BINACIONAL

Meu próximo passeio, conhecer a maior hidrelétrica do mundo em geração de energia. A Usina de Itaipu foi construída no Rio Paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. É um dos cartões postais do Brasil. Não dá para ir a Foz do Iguaçu e não visitar tamanha obra que cuida da preservação do meio ambiente com muita beleza e carinho. É bem legal!



MARCO DAS TRÊS FRONTEIRAS

Continuando meu passeio visitei também este obelisco que foi construído para marcar geograficamente a fronteira de Foz do Iguaçu (Brasil) com as cidades vizinhas de Puerto Iguazu (Argentina) e Puerto Franco (Paraguai).


Em cada uma das cidades foi construído um monumento como este, símbolo da igualdade, complementaridade e respeito entre as três nações, com suas respectivas cores da bandeira. O Marco fica localizado a 6km do centro da cidade.


Vista do Marco da Argentina

Vista do Marco do Paraguai


COMPRAS NO PARAGUAI

Sair de Foz do Iguaçu sem dar uma passadinha no Paraguai é como ir ao Rio de Janeiro e não ver o mar. Na hora das compras, cruzar a Ponte da Amizade até a paraguaia Ciudad del Este é certeza de perfumes, bebidas e artigos eletrônicos em conta. Atravessei a famosa Ponte da Amizade à pé, o que não é recomendado pois o índice de assalto a pedestres são comuns.
Opte pelas lojas tradicionais, apesar do preço um pouco mais alto, os produtos são originais. O limite de compras isento de impostos é de 300 dólares e, apesar dos valores estarem na moeda americana, todos os estabelecimentos aceitam real, peso argentino e guarani paraguaio.

Cruzando a Ponte da Amizade


Vou postar para vocês o link de um site que tem várias câmeras que registraram imagens em 360º das maravilhas das cataratas. Para quem não tem condições financeiras de fazer o voo de helicóptero tá aí uma boa alternativa.


Detalhe, neste site tem vários locais do mundo todo.

E aí, gostou de Foz?
Deixe seu comentário...

Bjs e até a próxima!
:)